terça-feira, junho 20, 2006

Colaborar no Blog

By: Tomico

Entendo que ás vezes alguns de nós/vós mesmo que queiram participar no blog não saibam o que escrever/ "postar" (postar do inglês "post" que quer dizer em linguagem informática - acho eu - colocar na Net -textos, fotos, programas, músicas etc ... -).

Eu que desde à alguns tempos sou um escrevinhador nestas coisas da Net fui-me habituando. Comecei por escrever coisas muito simples pequenos sins e nãos, concordos e discordos etc. Um dia aventurei-me com um texto de duas linhas e passado algum tempo dei por mim a conseguir pôr no "papel" as minhas ideias e opiniões mais fácilmente. É uma questão de práctica. Claro que dou alguns erros gramaticais e de ortografia (espero que não demasiados), mas isso não me impede de ir escrevendo o que me vai na alma.

Sobre os erros de ortografia e gramática também vos digo que se eu fosse muito bom nisto da escrita tinha ido para letras e não para Dona de Casa (há uns anos que tenho uma filosofia que nós, os de hotelaria, somos Donas de Casa pois que um hotel não passa de uma grande casa e que não há melhor gestora que uma Dona de Casa).

Voltando ao que interessa. Hoje por razões que não vêm à "conversa" estive com o Jorge Catarino e lembrámo-nos de que para que este blog tivesse mais alguma participação algumas coisas se deveriam fazer.

1 era fazer um link para a folha de excel que a Catarina já vos enviou a todos para que não possam dizer que não têm os mails de uns e de outros. Mas melhor pensando não acho boa ideia porque um blog é um sitio público e os E-Mails são coisa de cada um e que se calhar não os querem ver por aí espalhados na Net. A mim dá-me igual e o meu está lá em baixo num dos primeiros posts, mas respeito a vontade de outros. Quem quiser os mails de uns e de outros que mos peçam. Assim é melhor. Acho que o Jorge também concorda.

2 era dar as passwords de gestor de blog a quem pedisse para poder postar directamente sem tem que passar por mim (quem quiser é só pedi-las)

3 dar ideias sobre o que postar.
Atão aqui ficam para vos ajudar várias ideias sobre o que postar.

1º os mais óbvios - Olás, sims e nãos, tás bens e que saudades. Fotos do curso. Fotos do tempo do curso, etc.

Se não quiserem ou não souberem colocar directamente no blog. Escrevam nos comentários que depois eu coloco na página principal.

Em 2º coisas mais elaborados. Por exemplo Estórias do Trabalho em Hotelaria e Pensamentos Hoteleiros.

Pensamentos Hoteleiros do género daquele da Dona de Casa ou outro que já penso há uns tempos, por exemplo:

- Que a hotelaria que nós aprendemos era a hotelaria voltada para o cliente e que os resultados se houvesse um bom serviço haviam de aparecer e o patrão haveria de gostar. Que a hotelaria de hoje em dia é voltada para o patrão, que nos impõe o resultado que restringe o serviço e o cliente gostará ou não. Não sei qual das filosofias está certa mas que é assim, é. -

As Estórias do trabalho em hotelaria são aquelas que todos nós já passámos e que juntas de certeza dão para encher um livro. Ainda há 2 ou 3 BTL juntei-me depois do jantar na Républica da Cerveja - o habitual jantar da escolinha na 5ª feira de BTL - ao Mesquita, ao Paulo Fonseca e à Cláudia Cruz (doutros anos mas também colegas) e estivemos até nos porem na rua, já altas horas, a contar estórias de hotelaria.

Claro que dissemos que haviamos de escrever um livro com essas estórias. Hoje em dia com "o advento das novas tecnologias" se calhar não faz sentido e um blog poderá servir lindamente, porque quem acha graça a essas estórias somos nós os "empregados de hotelaria" (tenho por costume dizer que se há bancários e banqueiros, também se deve distinguir entre empregados de hotelaria e hoteleiros, sendo os hoteleiros os patrões e nós parvos realizadores de sonhos - dos clientes e dos patrões -, os empregados de hotelaria. - Lá está, mais um pensamento hoteleiro -).

Atão uma Estória

Um dia, era eu recepcionista do Holiday Inn Crowne Plaza, actual Radisson SAS, telefona-me um cliente que diz. E reproduzo textualmete porque ainda me lembro.

Cliente - Hello, is this the reception
Eu - Yes Sir. How may I help you.
Cliente - I would like a contact.
Eu - A contact Sir?
Cliente - Yes a contact. A girl if you know what I mean.
Eu - Oh yes Sir. Have you got any preferences?
Cliente - Yes. Tall, blond, not very fat and with big bubbies
Eu - Of Course Sir. I will tell the concierge.

Ri-me à brava claro e disse ao porteiro.

Passado 20 minutos vem uma rapariga. Baixinha, Cabelos castanhos, não era gorda isso não, mas saía completamente ao pai. Lisinha.

Subiu e eu à espera que o cliente reclamasse. Qual quê. Passados os 20/30 minutos da praxe a rapariga desceu e trocou o dinheiro como de costume. 20 contos era o que era na altura.


Vocemesseses agora dizem. Mas isso de escrever e participar no Blog serve para ti, ó marau, (preguiçoso em Alentejano) que já não sabes o que é trabalhar agora que és vendedor de sabonetes e que andas com uma bela vidinha. E eu contesto, que não, que trabalho muito. O que eu não gosto é de novelas e prefiro escrever/dizer meia dúzia de parvoices em vez de ver televisão. E voceses dizem. Há, mas eu prefiro ver televisão do que dizer/escrever coisas para os meus colegas. Então eu, triste, vos direi que respeito mas que tenho pena, tenho muita pena, porque os amigos é melhor que as novelas, mas cada um sabe de si e o altissímo de todos.


Beijinhos a todos

Tomico

1 comentário:

Anónimo disse...

Tomico PARABÈNS!
Parabéns, pelo tempo que já dedicas-te a este Blog, parabéns pela paciência que tens ao fazê-lo, parabéns por continuares a fazê-lo com imaginação, originalidade e graça.

Da minha parte continuo a tentar reunir os emails dos EHTP's que me faltam.Confesso que não dedico o tempo que queria, mas nos intervalos sempre vou fazendo qualquer coisinha.

Tenho já algumas "histórias" na forja e prometo que logo, logo as enviarei...

Aproveito para pedir a todos a colaboração nesta "senda do e-mail" daqueles que ainda não constam da folhita de Excel.

Beijinhos,
Catarina